"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 26 de setembro de 2010

Pelo meio da República jacobina... um Stabat Mater

Estou embrenhado nos trabalhos sobre a República - escola é assim! - e a precisar de concentração que me ajude a estar num Domingo de sol que me entra pela janela... dentro de casa.

Esta música ajuda.
Ouvir um Stabat Mater ao escrever sobre o anti-clericalismo...


Intervalei para partilhar.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O dia começou e terminou assim



Pregar moral

«Há demasiada gente a ganhar fortunas num país onde a riqueza escasseia, é uma imensidão de recursos retirado da economia para enriquecimento de uns quantos e o mais caricato da situação reside no facto de serem estes os primeiros defensores de medidas de austeridade ou da vinda do FMI.»

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Seleccionar - Desseleccionar - É como o Carlos Queirós

Jornal de Notícias, 22 de Setembro de 2010
Duas escolas portuguesas seleccionadas para programa mundial da Microsoft

Dois estabelecimentos de ensino portugueses, em Lousada e nos Açores, foram seleccionados para integrar o Programa mundial das Escolas Inovadoras, promovido pela Microsoft, anunciou hoje, quarta-feira, a empresa.
Concluído o processo de avaliação das escolas que apresentaram candidatura, a Escola Básica do 2.º e 3º ciclos de Nevogilde, em Lousada, e a Secundária de Lagoa, nos Açores, foram seleccionadas para representar Portugal e fazer parte daquela rede mundial que reconhece e premeia a inovação.
O Programa Escolas Inovadoras insere-se no Parceiros na Educação, um programa da Microsoft presente em 114 países que tem por objectivo fundamental apoiar as políticas dos Governos no sentido de promover a utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino.
No ano passado foi pela primeira vez seleccionado um estabelecimento de ensino português, a Escola da Várzea, em Lamego.
(...)
"As novas tecnologias são um instrumento fundamental para a abertura das escolas ao mundo. A sua utilização na sala de aula, pelos professores e alunos, abre novas e inesgotáveis perspectivas para a aprendizagem", afirma o Ministério da Educação, numa nota enviada à Lusa, sublinhando que o Plano Tecnológico do sector permitiu disponibilizar às escolas recursos digitais que promovem "o acesso de todas as crianças e jovens à informação e ao conhecimento".

Público, 23 de Setembro de 2010
A escola de Lamego que, no ano passado, foi escolhida pela Microsoft para integrar a rede mundial de escolas inovadoras, fechou as portas. Os 32 alunos da EB1 de Várzea de Abrunhais - que dispunham de wireless e em cujas aulas os Magalhães trabalhavam conectados com o quadro interactivo - foram transferidos para um centro escolar onde não há telefone nem Internet.

Listen

Sylvian/Sakamoto
"Repor os níveis" ao fim do dia...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Sonhos (IV) - Elefantes numa caixa

Depois de ter escorregado, por um toldo, do 1.º andar de um restaurante com empregados brasileiro, voltei a entrar e a acabar o almoço, mesmo depois da minha família ter saído porque eu nunca mais acabava de comer.
Alguém mostrou uma pequena caixa de bolos (das de papel manteiga) à Ana e ela adorou fazer festas à tromba de um dos três pequenos elefantes que lá se encontrava dentro. A mãe elefante também lá estava!
Não sei como couberam!...



terça-feira, 21 de setembro de 2010

Frases

«Há coisas, pensou, frases analgésicas, consolos, lugares-comuns que se dizem nos filmes, e nos romances, e que servem também para a própria vida.»
                                                  Pérez-Reverte, O cemitério dos barcos sem nome

My sweet Lord


Recuar aos idos de 70, à entrada no liceu.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Desiderata

Coincidências... ou algo mais.

No quarto do hotel, num quadro, à entrada, um texto, em inglês... Desiderata.
O texto/poema que serviu de mote e deu o título do CD ao Francisco.


A informação de que se trata de um documento encontrada na velha Igreja de St. Paul, em Baltimore, e que será datado de 1692.

Repito Natália Correia:
Creio no incrível nas coisas assombrosas
na ocupação do mundo pelas rosas
creio que o amor tem asas de oiro amen


Foz

A Foz é uma das nações da Nação.
É uma das faces boas (critérios subjectivos!).


«Esta é a luz que gostaria de levar nos olhos quando morrer - a luz do mar da Foz, atravessada por duas ou três gaivotas.»
                                                                     Eugénio de Andrade

Porto

Depois de uma passagem breve pelo Porto, mais exactamente por Serralves, em Agosto, decidimos que tínhamos de voltar a esta cidade, um pouco estranha para nós - já lá não íamos há anos!
Reconheço que a frase "O Porto é uma Nação" é, em grande medida, verdadeira. Mas é uma nação com muitas nações. Há muitos Portos no Porto.
Zonas muito degradadas e zonas muito aprazíveis. Um Porto de "gente bem" de acesso fácil à cultura (no seu conceito mais clássico, mas moderno) e um Porto de "feios, porcos e maus". Património preservado e Património a apodrecer.
Muita falta de civismo, com o lixo a acumular-se nas ruas e nos jardins.
E os dois mundos parecem conviver.
Será que sim?
E é isso que fará o porto ser uma Nação?


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Filhos e enteados

Via Público

Jardim quer mudar lei para não devolver três milhões

O Tribunal de Contas vai obrigar os grupos e representações parlamentares na Assembleia Legislativa da Madeira a devolverem 4,1 dos 5,3 milhões recebidos em 2007 para o apoio às actividades dos seus deputados.
Para contornar a questão e evitar a devolução de 3,1 milhões utilizados em fins diferentes dos legalmente previstos, o PSD prepara, no âmbito da revisão da lei de financiamento partidário em análise na Assembleia da República, uma norma que institua a retroactividade da atribuição da competência da fiscalização das contas dos partidos e das subvenções parlamentares a uma única entidade - o Tribunal Constitucional.
Embora esta última alteração seja consensual na Comissão de Assuntos Constitucionais, que ontem se reuniu em São Bento e chumbou a audição de várias entidades requeridas pelo PSD sobre a pretendida redução do financiamento partidário, o mesmo não deverá acontecer sobre a aplicação de efeitos retroactivos pelo grave precedente de conflitualidade com o Tribunal de Contas que há vários anos vem condenando os grupos parlamentares na Madeira a devolver verbas que, apesar de atribuídas pelo Estado exclusivamente para a actividade parlamentar, têm sido indevidamente desviadas para financiar dispendiosas campanhas eleitorais e até fins particulares de deputados.


Via http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=6&t=Rui-Pedro-Soares-e-Soares-Carneiro-receberam-18-milhoes-da-PT.rtp&article=375541

Economia

Rui Pedro Soares e Soares Carneiro receberam 1,8 milhões da PT

A Portugal Telecom pagou 1,8 milhões de euros aos Administradores, Soares Carneiro e Rui Pedro Soares que saíram da empresa. No relatório do primeiro semestre deste ano, a PT refere que se trata do pagamento das remunerações até ao fim dos mandatos aos Administradores executivos que cessaram funções em Março. A empresa diz ainda que a um dos Administradores foi pago também uma compensação pelo pacto de não concorrência ou seja para que não exerça as mesmas funções noutra empresa de telecomunicações. Soares Carneiro e Rui Pedro Soares eram os representantes do Estado na Administração da PT e anunciaram em Fevereiro deste ano a renúncia aos cargos na sequência das escutas no caso "Face Oculta".

2010-09-15 13:35:39


Via directa
No Agrupamento de Escolas a que pertenço
Uma professora do 1.º Ciclo que pede isenção da componente lectiva, devido ao facto de ter enfrentado problemas graves de saúde, fica como Coordenadora de Escola, Coordenadora de Ciclo - representante ao Conselho Pedagógico, integra a equipa de coordenação dos projectos de desenvolvimento educativo, a de articulação vertical de ciclos e a Comissão de Coordenação de Avaliação Docente (por ser a representante do Ciclo no Pedagógico) e é relatora na avaliação de 21 professores, porque é a única na escola dela a não ter actividades lectivas e, portanto, a ter tempo(?) para avaliar os colegas!!!!
Não recebe mais por isto. Nem uma horinha extraordinária.

"O trabalho dá saúde" ou, no mínimo, "O trabalho dignifica".
Nos campos nazis a tabuleta assinalava "Arbeit macht frei".
Pois! Filhos (da mãezinha) e enteados!!!

A propósito do discurso da Ministra

«Compreendo que a Ministra tenha a sua personalidade, aliás aparentemente muito simpática, e que o discurso tenha de ser adaptado à audiência, tendo em consideração a idade dos alunos. Mas não consigo compreender que uma Ministra não consiga (ou não queira) transmitir aos alunos uma ideia mais complexa, uma ideia mais consistente, que os faça ter consciência de que quem lhes está a falar é uma estadista, responsável pela educação em Portugal, e não a sua mãezinha. Ainda esperei até ao fim da mensagem e quase que fui obrigado a engolir este pensamento. Já a terminar, parecia que vinha ali qualquer coisa como “o futuro do nosso País depende do vosso estudo, do vosso empenho, do vosso trabalho”, o que já seria qualquer coisa. Mas não, a Ministra ficou-se pelo orgulho, pela “necessidade absoluta do País se orgulhar dos seus alunos”. Fraquinho, fraquinho. Quando comparo o que ouvi hoje com a mensagem de Obama aos alunos americanos no início do passado ano lectivo! Portugal tem problemas estruturais graves. Somos muitas vezes obrigados a baixar o horizonte do nosso destino. Mas nem a porcaria de um discurso minimamente decente e elevado somos capazes de fazer? »
Nuno Lobo, http://cachimbodemagritte.blogspot.com/2010/09/sempre-nivelar-por-baixo-na-educacao.html

Richard Wright

Uma coincidência de datas, de mortes e de música (antigamente havia uma organização chamada Setembro Negro...).
Há dois anos morreu Richard Wright, o teclista dos Pink Floyd - outro nome fundamental para o meu gosto musical.

É dele (Wright) o The Great Gig in the Sky
E é a música que nos salva da loucura.

Morreu o Francisco

Morreu Francisco Ribeiro, mais conhecido publicamente por ter sido um dos fundadores dos Madredeus.

Antes de ser Francisco Ribeiro, era o Francisco, irmão da Cristina, minha colega de liceu e de faculdade. Quando lhe ocupávamos a sala para os trabalhos de grupo e prolongávamos os horários pela noite dentro, ouvíamos os ensaios do Francisco, o ainda miúdo – há idades em que os anos fazem diferença – o “arranhar” do violoncelo que lhe seria companhia para a vida. Ainda assistimos, neste privado, à apresentação de algumas composições, à satisfação que lhe enchia o olhar.
Mais tarde, a (meia-)surpresa: o Francisco era o violoncelista dos Madredeus, o grupo que despontava em finais de 80, com as voltas da maralha “à volta de uma coisa velha”.

Nos poucos reencontros com a Cristina, vinha sempre a vaidade pelo mano Francisco, pelo que ele era e pelo que fazia.
Há precisamente um ano – Setembro de 2009 – gravava Desiderata A Junção do Bem.
Agora, a surpresa pelo choque da notícia.

Não posso dizer que o tenha conhecido, mas ficam-me estas recordações e a saudade, uma saudade de que os Madredeus e o Francisco tantas vezes falavam.

«A saudade é como a sombra do homem, sombra que jamais o deixa, porque o sol que ela intercepta é o Espírito e não há horizonte que o oculte.» (Leonardo Coimbra, na sinopse de Desiderata A Junção do Bem)


Ascensão - com os Sétima Legião e Teresa Salgueiro - A força da voz


O Pastor - Madredeus - A força do violoncelo

Em ambos, a Alma na Música.

«Vai placidamente no meio do barulho e da confusão, lembrando-te de quanta paz existe no silêncio.»
Max Ehrmann, Desiderata (poema que serviu de mote para o disco)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A organização das escolas/Agrupamentos entrou numa espiral (num vórtice) que nos levará, mais dia menos dia, pelo ralo abaixo.


Em cada reunião do Conselho Pedagógico abre-se mais um tesourinho deprimente.
Será um problema nosso (elementos do CP), que, pelo elevado grau de estupidez, não sabemos como lidar com as orientações/exigências do Ministério?
Parece-me mais um problema da política do Ministério, apostado em que os Agrupamentos se consigam gerir, de acordo com as suas regras centralistas, o seu espírito de poupança de pequeno comerciante (vulgo merceeiro) e a sua ideia de espremer os professores até ao limite (físico e anímico).
Isto não tem nada a ver com alunos.
Aliás, a educação, neste momento, não tem nada a ver com os alunos.



Como dizia o Jorge: "Discurso para totós"
Por que razão, no Youtube, não serão permitidos comentários ao vídeo?

domingo, 12 de setembro de 2010

O dia termina assim

Com a Lua em quarto crescente...



Amanhã...
As primeiras aulas.

Uma boa semana.

Ponto por ponto

A acabar de pôr este reencontro em dia...


No Centro Cultural de Cascais esteve em exibição até hoje "Ponto por Ponto" - Tapeçarias de Portalegre.
As Tapeçarias de Portalegre são uma história relativamente recente (nasceram em 1947), mas com um rápido reconhecimento que se estendeu além-fronteiras.


Tendo como ponto de partida obras de arte - cartões - dos mais conceituados pintores, as características muito próprias destas tapeçarias, de ponto muito apertado, impuseram-nas como obras de arte, "a mais bela homenagem à rainha de todas as fibras - a lã.", nas palavras de Guy Fino, um dos fundadores.

Ainda na década de 80, tive oportunidade de visitar o antigo edifício no centro de Portalegre onde eram manufacturadas estas tapeçarias, tecidas de baixo para cima e que crescem ao ritmo de 3 cm por dia.

É um trabalho impressionante, então realizado em condições que não seriam as melhores, num velho prédio com estruturas em madeira, cujo chão tremia sob os nossos passos.










Pormenor da tapeçaria feita a partir da obra de Cruzeiro Seixas, Finalidade sem fim


Cascais - não passar sem um gelado

Setembro... fim-de-semana... bora lá ao circuito cascalense!
E um geladito a meio da manhã já quente.
E um geladito só pode ser...

Santini.

Mais publicidade para quê? E esta é gratuita, porque os gelados são mesmo óptimos!

As meias do Francisco

Era preciso um retoque na forma como estão calçadas...

11 de Setembro - chove em Santiago

11 de Setembro - um dia com muitas leituras da história.
É só escolhermos o acontecimento.

Chile - 11 de Setembro de 1973
Golpe de Estado levado a cabo pelas forças mais reaccionárias do Chile, sob a direcção da Junta Militar do general Augusto Pinochet, e com o apoio do governo norte-americano de Nixon e Kissinger




Amanhecer

O dia 11 amanheceu assim...


Não faltava muito para a chegada dos cruzeiros...


Gostava de experimentar a sensação de entrar assim no Tejo, num cruzeiro, como se fosse a primeira vez que visse a cidade. Ser turista na minha terra.
Com que olhares, com que sensações, será assim vista Lisboa pela primeira vez?



Marés vivas - maré alta, maré baixa

Ccom a proximidade do equinócio e a lua nova, as marés vivas ameaçam.
A amplitude das marés é maior.
E com as marés tão baixas, andou tudo aos bivalves.

Seixal, 10 de Setembro



quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Crónica do dia

Pardal do Tejo
Na zona de embarque, na partida para a aldeia onde trabalho.



Praia da Parede ao fim da tarde.
A luz de Setembro in loco, em vez da minha janela.

Sem Carlos Queiroz, Carlos Cruz, processos da Casa Pia, Selecção Nacional, SCUTs, encerramentos de escolas, visitas do 1.º Ministro, aumento do défice, náuseas...



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Mega-agrupamentos ou anti-poesia



“(...) nesta questão da reorganização dos agrupamentos escolares o que conta é a "capacidade de armazenamento" e não as condições de ensino e de aprendizagem.”

                                Helena Damião, http://dererummundi.blogspot.com/

Anti Caeiro

O Tejo é o rio que corre pela minha aldeia.

Hoje fui à minha aldeia, com tempo para poder apreciar o rio.
O rio, dizem que é Judeu. Mas são as águas do Tejo que o enchem.




Rio

Olhar o rio feito de tempo e água
E recordar que o tempo é outro rio,
Saber que nos perdemos como o rio
E que os rostos passam como a água.

                                                                                                                               Jorge Luís Borges, Obra Poética
 


segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Outros pequenos prazeres

«Estamos burgueses.
Em Cascais... A comer do bem bom...
A andar sem muletas...»
                                                         Ana

Caminhávamos não sei por que ruas, depois de termos saído do Il Siciliano.
A pizza vegetariana (que inclui alcachofra) é uma delícia. Repetimo-la sempre.
A sangria também não é má, como se pode ver pelo texto acima...

Pequenos prazeres




Aniversário

Mãe:
Que visita tão pura me fizeste
Neste dia!
Era a tua memória que sorria
Sobre o meu berço.
Nu e pequeno como me deixaste,
Ia chorar de medo e de abandono.
Então vieste, e outra vez cantaste,
Até que veio o sono.

                               Miguel Torga, Diário IV

domingo, 5 de setembro de 2010

Republicanos... mas não tanto!

Experiência

Setembro - Da minha janela

De manhã...

 

Ao fim da tarde...



Acho que é mais feliz a passagem do tempo (do Sol, da Lua, de todas as estrelas, de todos os barcos ou, mesmo, submarinos) pela minha janela do que a Passagem do tempo por um banco do jardim de S. Amaro, no Abrupto.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Sonho (III) - Verdes são os campos

A Almerinda veio entusiasmada chamar-me a atenção para um vasto campo que os alunos tinham lavrado ao comprido - o campo estava verde e bonito.
Um rapaz espalhava milho miúdo aos montes e os pardais vinham comer.

O que faz regressar à escola!...












Não encontrei campo como o do sonho

Prelúdio


«Uma noite ela pediu-lhe que tocasse uns "Prelúdios", de Debussy, o primeiro: tinha vontade de sentir aquela perfeita harmonia, concisa, lapidar de que ele longamente lhe falara já, as "Danseuses de Delphes" - a lenta sucessão de movimentos que se compõem e seguem, com uma gravidade triste, religiosa e como que vinda do fundo secreto do tempo...»
                                                      José-Augusto França, A guerra e a paz


Lapsus

Private joke

Falta alma... mas há lapsos que Freud explicaria.



quarta-feira, 1 de setembro de 2010

September

Para terminar o primeiro dia de Setembro, o primeiro dia do ano, do mês primeiro...

September - David Sylvian (e amigo Sakamoto nos arranjos)
Uma pequenina pérola



Porque há quem procure a alma

Há momentos em que nos surpreendemos ao reencontrar "coisas" que já não víamos ou ouvíamos há um bom par de meses.
Ontem, vá-se lá saber porquê, veio-me à memória o Raiano, de Janita Salomé.
É um disco das vozes do Sul, de terras áridas, quentes, mas humanamente calorosas.
Começa com o Credo da Natália Correia.
Continua com o Poema oferecido a meus amigos. Alguém que anda na alma ou com a alma. Para quem anda à procura da alma...*
Encontraremos a alma este ano?


Poema oferecido a meus amigos

na alma, onde ando,
ando à procura
de uma caravela de pescar

na alma, onde ando,
ando à procura
de uma ou duas almenaras

e ando à procura
de um alcácer imperial.

e ando à procura
de um xarope de alfarroba

e ando à procura
da feitoria de Chaúl.

na alma onde ando,
ando á procura
de um morador derradeiro.

               Carlos Mota de Oliveira


Que as almas se soltem


* Destas músicas não reza o Youtube. Hei-de aprender a pô-las aqui... É outra dimensão.
Entre Credos e Almas, é um disco profunda e laicamente religioso.

O início de cada ano é sempre um acto de esperança

Setembro é o início do ano. O verdadeiro.
No regresso (das férias) exprimem-se os votos de bom ano.
E tudo nos parece possível... E temos sempre esperança... E temos planos...

Mal de nós, professores, se não tivéssemos esperança em cada ano que começa.
Sempre grávidos de esperanças...

Setembro

Para aqueles que frequentam o jardim
o mundo está sempre a florescer
Longe de mim diminuir o louvor

                        José Tolentino Mendonça, O viajante sem sono


Um feliz Setembro