"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Jaime Cortesão

«Um poeta de acção, pronto sempre a exaltar o homem heróico e a transformar, por esse modelo, a ideia em acto.»

Jaime Cortesão, médico, escritor e historiador, nasceu a 29 de Abril de 1884.



segunda-feira, 27 de abril de 2015

domingo, 26 de abril de 2015

Abril de paradoxos mil

Nos Dias da Música, espantei-me com a quantidade de músicos e agrupamentos musicais portugueses e com a sua qualidade.
É impressionante o que se evoluiu nesta área e não se pode deixar de relacionar esse facto com a evolução e abertura do país após o 25 de Abril e, mais ainda, com a posterior integração europeia.

Dá gosto ver/ouvir uma orquestra como a Jovem Orquestra Portuguesa tocar como tocou R. Strauss e Tchaikovsky.


Esperemos que a "perseguição" que tem sido feita ao ensino artístico, pelo actual Governo, não prejudique a evolução das últimas décadas.
Porque voltámos a ser um país triste e de vistas curtas, com uma sociedade doente. Um país em que se adiam os sonhos à sombra de uma falsa austeridade - porque só o é para os mais fracos - em que alguns mínimos já não são alcançados.



Paradoxos do 26 de Abril.
Um Abril geneticamente modificado (como disse o Luís Afonso no seu Bartoon de ontem).


sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dias da Música 2015

Abertura

Strauss, Also sprach Zarathustra
A inesquecível abertura de 2001: Odisseia no Espaço.
Kubrick sempre meticuloso na selecção da música dos seus filmes.




Rachmaninov, Concerto n.º 2, para continuar.
Lá em cima, ao canto, observando a coreografia ondulante da orquestra.




segunda-feira, 20 de abril de 2015

Uma vida arrastada

Como se mede a velocidade de uma economia?





Já disseram ao Passos Coelho?


Uma nova história trágico-marítima

Mare Nostrum...
Dos outros não tanto, porque nos são estranhos.
Ainda não há muito que se celebraram quiméricas primaveras por todo o Norte de África. Foguetório. Processo rápido, já ninguém se lembra.
Temos uma nova história trágico-marítima.



Mouraria

«Foi a parte da cidade, na aba norte do Castelo muçulmano, destinada por D. Afonso Henriques aos mouros, atirados para fora da sua cidadela e almedina. Abrangeu então o sopé e as faldas do Castelo, pelo lado Norte, dilatando-se até às portas de S. Vicente (o Arco do Alegrete de hoje), aos Lagares e às Olarias.»



«Mouraria!
Vamos percorrê-la, apressadamente. A Mouraria de Lisboa - aristocrática, religiosa, burguesa, popular, fadista; tumultuosa e delicada, evocadora e objectiva, romântica e poética num mundo de contradições - ainda existe. Este "ainda" acaba por nos consolar, a nós que queremos uma Lisboa saudável e moderna, mas que temos medo que lhe levem o que lhe resta de pitoresco, e não faz mal a ninguém.»
Norberto de Araújo, Peregrinações em Lisboa











domingo, 19 de abril de 2015

Haja kiwis!

«Nós temos kiwis de muito boa qualidade que ombreiam ou superam os melhores do mundo.»
(Assunção Cristas, Ministra de várias coisas, entre elas a Agricultura)


Uma boa semana


Palácio do Beau Séjour


Visita ao Palácio do Beau Séjour, em Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Palácio - modesto, discreto, "tipo cottage" - mandado construir, em 1849, pela Viscondessa da Regaleira (D. Ermelinda Allen Monteiro de Almeida), em S. Domingos de Benfica, para descansar nas suas jornadas entre a Baixa de Lisboa, onde morava, e a sua residência de Verão, em Sintra.

Palácio do Beau Séjour, na quinta do mesmo nome (ou Quinta das Campainhas).
Ao longe, o "irreconhecível descampado" do Monsanto.
Entre a quinta e Monsanto, passa o comboio (ainda a vapor) da linha de Sintra.

Após a morte da Viscondessa, o palácio mudaria de mãos, para as do Barão da Glória (António José Leite Guimarães, personagem enriquecida no Brasil e nobilitada por D. Maria II.


O palácio, entretanto revestido a azulejo, sofreria posteriores transformações no seu interior, onde intervieram 3 irmãos Bordalo Pinheiro: Rafael (mais do que evidente nas cerâmicas, como um candeeiro e o lavatório à entrada da sala de jantar), Maria Augusta (em suaves pinturas e nos vitrais da mesma sala) e Columbano (em painéis já ausentes e... no tecto do Salão Dourado, numa cena do Carnaval de Veneza).








O palácio sofre de múltiplas atribulações no século XX, até que, depois de adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa, aí começa a funcionar o Gabinete de Estudos Olisiponenses, em 1992.







sexta-feira, 17 de abril de 2015

O tempo não pára



E se parar... que seja num fim de semana!


Jardim de Santa Bárbara (Braga)

Alguém lembrou os jardins de Braga...
E não foi preciso esperar pela trovoada para me lembrar de Santa Bárbara.

Jardim de Santa Bárbara, junto à ala medieval do Paço Episcopal.







Mariano Gago

Eu sei que a memória pode ser traiçoeira, mas...
Penso ser inegável o que fez pela promoção da ciência em Portugal. E colocou a ciência na agenda política.
Não me lembro que houvesse política na área da ciência antes de Mariano Gago, nem existe política na área da ciência depois de Mariano Gago.
Fica a memória.



quinta-feira, 16 de abril de 2015

E haverão mais histórias...

A situação de submissão ao capital é agravada - tem de ser! - pela ausência de sentido republicano/de serviço público do actual Governo (vulgarmente chamada de falta de "vergonha na cara").
E é ainda mais agravada pela sensação de falta de alternativas e, portanto, de impotência.
Todos os dias há mais um caso, mais uma história de indecentes e más figuras, de mau exemplo, autênticos tesourinhos deprimentes. Mais um prego...

Reduzem-se verbas de serviços públicos, encaminham-se pessoas para o desemprego, depois os serviços não funcionam e atamancam-se as soluções que nos saem... mais caras. A discussão, hoje, no Parlamento sobre os serviços de protecção de jovens...
O funcionamento da justiça arrepia. E alguns juízes brincam no facebook com o processo de José Sócrates.

A ministra das Finanças afirma que o Governo prevê poupar 600 milhões de euros em 2016, com uma reforma do sistema de pensões. Como? Que reforma? Se é a que estava no Documento de Estratégia Orçamental, então é a que foi chumbada pelo Tribunal Constitucional. Mas é ainda este Governo que vai fazer uma reforma das pensões para 2016?
Querem baixar os impostos (TSU) para as entidades patronais e as pensões baixam para os desgraçados que já as têm baixas!...

Depois, há os "casos":
Concursos públicos organizados pela CRESAP, instituição criada para que houvesse transparência nos concursos, foram manipulados. Um elemento da CRESAP foi apanhado em escutas, a combinar com um amigo a melhor forma deste ganhar um concurso. A senhora em causa parece que foi lá colocada pela Ministra da Justiça.

O juiz presidente do Tribunal da Relação que redigiu o acórdão sobre a prisão de José Sócrates e se notabilizou pela utilização irónica de provérbios foi apanhado em escutas telefónicas no caso dos "vistos gold". Segundo o jornal i, oferecia apoio pessoal e institucional em tudo o que fosse necessário ao, entretanto detido, ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado.
O inquérito que lhe foi aberto foi agora arquivado. Era tudo normal.
Também questiono se é legal que aquilo que é apanhado nas escutas apareça transcrito nos jornais.

Um antigo empregador do Primeiro-Ministro, presidente do Instituto do Território - instituto que fundou quando Passos Coelho chegou ao poder - membro do Conselho Nacional do PSD e director do gabinete de estudos do mesmo partido, consegue que o seu instituto seja contratado para serviços de assessoria e consultadoria a organismos do Governo e, por sua vez, contrata serviços às empresas a que o próprio está ligado. É essa mesma pessoa que coordena o programa eleitoral do PSD...
Podemos conhecer aqui o Sr. Rogério Gomes.

"Haverão" outros casos assim.
Como no facebook, é tudo amigos!...
Mas, usando um dos provérbios do acórdão do juiz acima referido, "diríamos, amizade sim, por que não? Mas, tanto assim também não! E amizade assim por que razão?"


Portugal oligárquico


Portugal é o exemplo claro da promiscuidade político-financeira e do poder do capital sobre o poder político democrático.
Segundo dados do jornal Público de ontem, 230 deputados assumiram 382 posições em instituições financeiras, antes ou depois de serem nomeados para o Governo.
Mais de metade de todos os membros dos governos, no pós-25 de Abril, trabalharam no sector financeiro. Dos últimos 19 ministros das Finanças, 14 fizeram carreira em instituições financeiras.

A carne é fraca!...


Cantinhos da Parede (com amores-perfeitos)




Parece-me que as violetas e os amores-perfeitos andam pouco valorizados nas ofertas às damas, preteridos a outras ofertas dos mercados, que enchem mais o olho.

Eram violetas que Eliza Doolittle vendia em My Fair Lady.


Cantinhos da Parede - nespereiras

Nos quintais da Parede, há sempre um limoeiro e uma nespereira.





plast&cine - Bragança - homenagem a Graça Morais

Neste fim de semana, em Bragança, homenagem à pintora Graça Morais.


Programa: