"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Canções de Labor e Lazer

E eu tenho o maior prazer em apresentar as Canções de Labor e Lazer, da Ana Catarina.
(pese o atraso com que o faço, mas o tempo e a disposição não têm sido grandes...)

«A canção sempre foi companheira de vida do homem. Parece que nasce já com ela, carrega-a, molda-a de tal forma que, quando esta se solta, vem à superfície com a fisionomia exacta de quem a cantou, com as mesmas dores no corpo que o trabalho curva, as mesmas angústias, amores e crenças. 
As “canções de labor e lazer” não são apenas melodias bonitas e populares, são também memórias de um embalo no berço, de um baile, de uma romaria, do ecoar de vozes de homens e mulheres nos campos sem fim, ao compasso da enxada e da foice.»


Ana Tomás e Ricardo Fonseca apresentam o seu mais recente trabalho “Canções de Labor e Lazer”, com melodias tradicionais e poesia popular portuguesas. As canções que compõem o álbum eram cantadas por homens e mulheres enquanto trabalhavam nos campos, em romarias e procissões, em bailes ou no singelo acto de embalar uma criança. Com arranjos de Ricardo Fonseca, cada canção ganha uma sonoridade nova, com influências de linguagens musicais várias, nunca perdendo, no entanto, a raiz portuguesa tão patente no som único das violas tradicionais por ele interpretadas. Também a voz de Ana Tomás, com formação em canto lírico, e as interpretações de cada instrumentista tornam este álbum singular no panorama da música tradicional portuguesa.





Ana Tomás (voz)
Ricardo Fonseca (cordofones)
Fernando Frias (piano)
Gil Pereira (contrabaixo)
Tiago Araújo (percussão)


Sem comentários:

Enviar um comentário